sábado, 13 de junho de 2009

A Angústia


Na quinta-feira,pela manhã,eu estranhei a cor do Arthur.Telefonei para a Unidade de Saúde onde já trabalhara (naquele dia,haveria atendimento pediátrico) e pedi para minha colega guardar um horário para o Arthur.Claro que vieram as brincadeiras de praxe...Avisei a Xênia, que estava saindo do banho.Ela pegou o Arthur para amamentá-lo e ,de repente,começou a gritar que estava aconctecendo algo errado e que o estava levando à Unidade de Saúde quase em frente à nossa casa.Eu saí correndo atrás dela,mas quando cheguei ao Posto,eles não estavam mais: -foram levados ,no mesmo instante,para a emergência do hospital de Cachoeirinha,que é onde moramos.O Arthur estava cianótico! Voltei em casa,peguei os documentos da Xênia,a papelada da Maternidade,liguei para o pai da Xênia e para o pai do Arthur,e voamos para o hospital.Chegando lá,a minha filha chorando desesperadamente...Me apavorei!!Mas,ele estava sendo atendindo na UTI Neonatal; fora entubado porque não respirava sozinho...Não entendíamos o que estava acontecendo com ele.O Pediatra ,na Maternidade,não dissera que estava tudo bem?E ,mais de uma vez!
Por que a gente não nasce sabendo um pouco de tudo? Se de médico e louco todos temos um pouco,porque o médico não se sobressai num momento tão urgente,tão grave? Talvez,se como fez a enfermeira na Maternidade eu tivesse dado outra mamadeira pra ele...quem sabe?
Durante o dia,eu ficava com a Xênia no hospital.Mas,não podia ver o Arthur.Somente ela podia entrar e permenecer na UTI.Naqueles dias,descobri que vó não pode muita coisa!!
Os médicos não explicavam muita coisa e o pouco que falavam,a Xênia não entendia muito bem;ela me contava e eu também não entendia quase nada
Meu celular tocava sem parar.Eu não sabia explicar nada além do fato dele estar entubado! Ninguém dizia o quê,por quê...Uma colega falou :-" Tania,liga para a Drª Denise!".Foi a minha luz! A Drª Denise é a pediatra do Posto de Saúde onde eu já trabalhara,e ela estava atendendo.As minhas colegas falaram com ela e ela mesma me ligou.Expliquei tudo o que tinha acontecido,ela disse que ligaria para seus colegas no hospital e depois me ligaria de volta.Assim ela fez.Mas,as notícias não eram boas.Melhor não alimentarmos esperanças,somente um milagre o salvaria!
Não lembro de ter chorado tanto antes daquele dia.Minha filha,meu neto...não havia nada que eu pudesse fazer!!
Assim, passaram-se a quinta,a sexta,o sábado... e o domingo chegou.Eu ia pela manhã para o hospital e voltava à noite.No domingo,fui mais tarde.Decidi que faria um almoço exatamente como a Xênia gosta e que almoçaríamos juntas! Ela ficou tão contente!
Minha bonequinha estava passando por momentos terríveis.Nem havia se recuperado de um parto difícil...
À tarde,os avós poderiam visitar seus netos.Uma parte de mim queria ver o Arthur;a outra,queria fugir de lá!Pedi aos deuses que a Xênia não percebesse o tempo passar,que esquecesse o horário das visitas...Mas,então,ela apareceu.E,de longe me chamava :-" Mãe,tu não vais entrar? O Arthur está te chamando! Outras avós já entraram...ele está te esperando..."Eu não queria e não podia chorar.Não na frente dela.E ,entrei no hospital,fui em direção à UTI...
Meu gurizinho...tão pequenino!Somente quem já passou por este momento...Não existe dor maior! Eu não podia tocá-lo;ele não podia me ouvir...Jamais me senti tão inútil,tão desvalida...A coisinha mais cara da minha vida ali,talvez...e eu não podia fazer nada.Só esperar!Eu queria sair correndo dali,no momento mesmo em que o vi;mas,não conseguia me mexer!Não conseguia pensar.E clamei Pelos Mestres Ascencionados,por Mestre Nada...era tudo o que eu conseguia organizar dentro de mim...
A outra vó do Arthur chegou.Então,eu saí!
À noite,neste mesmo dia,o Arthur teve uma convulsão.Até aí,ele continuava entubado.Mas,a partir de então,começou a respirar sozinho! Não sabemos a relação,não sabemos porquê,pra variar!
Na segunda-feira,ele estava sendo considerado estável.Respirava sozinho,o que já era um milagre.Mas,seria transferido para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário