sábado, 20 de junho de 2009

Um dia após o outro


Todas as novas situações trazem sobressaltos.Com o Arthur,não foi diferente do que seria com um bebê sem problemas.Foi,apenas,mais assustador!Cada tremidinha,até mesmo um simples espirro podia nos assustar! A Xênia,mais acostumada,sabe ainda quando tem que correr ou não,para o hospital...Mãe é mãe,né? A gente,vó,se deixa levar pelo receio! Mas,ele tem surpreendido os médicos.Ao longo de sua vidinha,ele tem progredido muito.Óbvio,tem suas limitações.Seus desenvolvimento não é compatível com a idade ,um ano e quatro meses,mas deixou os piores prognósticos para trás.Ele reconhece as pessoas,sabe de quem gosta e de quem não gosta;tem seus brinquedos favoritos;adora bagunça,sair pra rua;andar de carro...e é teimoso! Quando não quer algo,não quer e pronto!Não fala,ainda,mas tem uma expressão para chamar cada um de nós;outra,para avisar que fez cocô e assim por diante;pelo ritmo da gritaria,a gente sabe qual a música que ele tenta cantar...Pode ser nossa imaginação? Pode.Mas,eu duvido.Se a gente cantar a música que pensamos estar ele cantando,ele dá uma risada e bate as mãozinhas uma na outra!

Hoje,já não me desespero ao sair de cada consulta do Arthur.Não sei se me acostumei a ouví-los falar que provavelmente o Arthur não vai andar,não vai falar,não vai isto ou aquilo...ou se,afinal,me entreguei à cada dia que chega,um após o outro,vibrando com cada sorriso dele,com a alegria dele...Claro,não é tão fácil assim,mas já foi mais difícil.As situações com as quais nos deparamos,no hospital por exemplo,são terríveis,chocam,desanimam;fazem com que a gente sinta pavor do futuro.Mas,o futuro nos chega a cada dia e cada dia tem sido uma surpresa maravilhosa!Sabemos que as possibilidades do Arthur não são tão grandes quanto gostaríamos,no entanto,são bem maiores do que o esperado.E cada vitória dele,por menor que seja,significa uma vitória a ser comemorada.

Não vai ser fácil? -Não,não vai ser fácil! Mas,não é só de remédios que esta e outras pessoinhas na mesma situação,necessitam.Não basta apenas ouvir os médicos e procurar um lugar para esconder-se da situação e de outras pessoas.Estas pessoas pequenas precisam de carinho,muito mais amor do que qualquer outra,de estímulo,de se saberem tão importantes ,em seu lugar no mundo,quanto outra qualquer.Afinal,acredito que o que elas tem para ensinar seja bem mais do que temos nós,tão iguais,egoístas e prepotentes.Talvez por isto,por serem eles diferentes,no sentido de melhores,elas sejam especiais!Quem sabe,talvez o preconceito que existe,embora negado por todos,não seja apenas o medo das pessoas de acabarem descobrindo o quão insignificantes somos...Afinal,a tendência que temos mais forte,talvez,é a de nos afastarmos daquilo que nos assusta,que não entendemos ...Tememos a verdade,preferindo muitas vezes a mentira...Juntemos tudo,e temos o preconceito!No caso das crianças especiais,temer o quê? -Simples :-Descobrir que não somos capazes de acompanhá-las,de entendê-las...o que significa que não somos tão "inteligentes" quanto pensávamos até então;que,afinal,nossa capacidade intelectual,nossos conhecimentos e grandes experiências ao longo da vida,não valem nada! Descobrir que a generosidade para com o próximo,que alardeamos aos quatro cantos;que o amor que gritamos ser capazes de oferecer a qualquer um,em qualquer lugar ou situação,é apenas uma fraude em que acreditamos a vida inteira!Descobrir que ,afinal,não somos mais que uma caixa quase vazia...Sim,quase.Pois ,dentro dela existe ainda um punhado de palavras que a menor brisa carrega!


Um comentário:

  1. Olá,sou acadêmica d fisioterapia e já tive 3 pacientes com sindroem de west e gostaria só d falar com vocÊs que os progressos deles foi incrível,e que a medicina podeser sábia mas Deus é mais ...e que terapia nenhuma supera os avanços que o amor pode causar.
    Um abraço à vocÊs e ao Arthur..
    marianefisiobr@hotmail.com

    ResponderExcluir